PAÇO RECEBE 23ª FEIRA CIÊNCIA JOVEM A PARTIR DE QUINTA-FEIRA (9)

Começa nesta quinta-feira (8), e segue até sábado (11), a 23ª Ciência Jovem, Feira Internacional de Ciências de Pernambuco. São 270 projetos de alunos do Ensino Infantil, Fundamental e Médio,  em escolas públicas e privadas de todos os estados do Brasil e de outros países. E mais 30 projetos de educadores, que compartilharão experiências pedagógicas enriquecedoras. A Feira será realizada no Shopping Paço Alfândega.

Realizada anualmente pelo Espaço Ciência, Museu Interativo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado, a Ciência Jovem garante a professores e alunos a oportunidade de apresentar pesquisas desenvolvidas no seu cotidiano de forma lúdica e criativa. Os trabalhos devem ser desenvolvidos de forma integrada ao currículo da escola, durante todo o ano letivo, favorecendo o interesse de professores e estudantes pela pesquisa e a descoberta de jovens talentos no campo científico.

 

Em sua 23ª edição, a Feira tem crescido a cada ano, tanto no número de trabalhos e no alcance regional do evento, quanto na qualidade das pesquisas. Os trabalhos premiados na Ciência Jovem são credenciados para participarem de outras Feiras Mundiais, no Brasil e no exterior. A maior parte deles têm garantido prêmios e repercussão em importantes eventos internacionais.

 

Nos dias do evento, cerca de 10 mil pessoas visitam os estandes. A Ciência Jovem é também uma oportunidade de integração entre toda a comunidade escolar e de interação entre as equipes de diversos estados e países.

PROGRAMAÇÃO – Além da exposição dos projetos, a Ciência Jovem terá apresentações culturais e, para os participantes, visitas guiadas a centros de Tecnologia e pontos turísticos.

As atrações culturais foram selecionadas a partir das inscrições feitas pelas escolas e grupos participantes. São apresentações de Música, Dança, Teatro e Poesia Recitada, que ocorrem no palco central, no horário de 13h às 14h. A programação cultural inclui, ainda, a exposição da estudante e artista mineira, Naédja Francinele, portadora de Distrofia Progressiva Muscular e autora de dois livros: “Superação” e “Amigos, pérolas da vida”. Ela estará na Sala de Educação Científica.

No dia 10, de 8h às 10h, a programação prevê visitas institucionais à ACCENTURE e ao Porto Digital.  A ACCENTURE é uma das maiores empresas de consultoria em Tecnologia da Informação do mundo, com atuação em 120 países. O PORTO DIGITAL é um Parque Tecnológico com atuação nas áreas de tecnologia da informação e comunicação  e economia criativa, detentor de três prêmios de melhor parque tecnológico do Brasil.

No dia 11, também das 8h às 10h, haverá visita guiada pelo Recife Antigo, que inclui passeio pelo Marco Zero/Parque das Esculturas, Centro de Artesanato, Centro Cultural da Caixa, muralhas, Torre Malakoff, Embaixada de Pernambuco, Sinagoga Kahal Zur Israel e Igreja Madre de Deus.

Os interessados em participar das visitas institucionais e/ou passeio turístico devem realizar inscrição no dia 09/10. Procurar o Balcão de Informações.